Blog feito com amor!

1 de jul. de 2010

Albinismo






Albinos(as)

Câmera Record visita

ilha paradisíaca de albinos

Reportagem de 23/11/09

13/11/2009
Cores e tabus do universo albino

Cabelos quase brancos. Olhos clarissimos. Às vezes, até avermelhados. Uma alteração genética que põe em risco a saúde. O Câmera Record desta semana mostra a rotina de brasileiros que têm de conviver com um inimigo gigante: o sol.

Nossos repórteres enfrentam horas de estrada e navegação, em busca de uma ilha paradisíaca. É lá que três gerações de albinos vivem em fuso-horário próprio, em constante busca de uma sombra, numa batalha diária contra o câncer de pele.

O turno albino. Descobrimos o vilarejo em que pescadores e donas de casa só saem para trabalhar quando a noite cai.

Num playground gigante, uma infância cheia de privações. Você vai conhecer a história dos irmãos que, para jogar bola na praia durante o dia, precisam primeiro driblar uma zagueira implacável: a mãe. Apavorada com os riscos dos raios solares, ela faz marcação cerrada nos dois filhos albinos.

Em Salvador, o drama da falta de informação. Anderson viveu 15 anos sem cuidados por não saber o que era o albinismo. Hoje, com dificuldades físicas e financeiras, luta contra um câncer de pele. Como o governo de um dos locais mais ensolarados do país pode evitar que casos assim se repitam?

Mudar a cor do cabelo torna uma albina menos albina? E os rapazes de precoces cabelos brancos, que tipo de mulher atraem? Como meninos e meninas que nasceram com uma deficiência na produção de melanina sobrevivem às crueldades do ambiente escolar? Salões de beleza, baladas, o ambiente em casa: acompanhamos o dia-a-dia de uma família de albinos.

Rimas e sinas de um rapper albino. Sorrisos e poses de uma estética provocadora. O Câmera Record mostra os versos e a trajetória do cantor de periferia que transformou seu código genético em poesia e acompanha o ensaio fotográfico de modelos que, fora do estúdio, se acostumaram a receber outro tipo de olhar.

Você confere tudo isso nesta sexta-feira, às 23h, no Câmera Record.

Fonte:

http://www.rederecord.com.br/programas/camerarecord/edicoes.asp









Esse trabalho sobre ALBINISMO está se expandindo,
valeu Brasil!!!